SUPERPOPULAÇÃO: a população do mundo cresce em 165 pessoas por minuto* Márcio de Almeida

Aumentos significativos na população humana ocorrem sempre que a taxa de natalidade excede a taxa de mortalidade por longos períodos de tempo. Tradicionalmente, a taxa de fertilidade é fortemente influenciado por normas culturais e sociais que são bastante estáveis e, portanto, lento para se adaptar às mudanças nas condições sociais, tecnológicos ou ambientais. Por exemplo, quando as taxas de mortalidade caíram durante o século 19 e 20 - como resultado da melhoria do saneamento, vacinação de crianças, e outros avanços na medicina - permitindo que mais recém-nascidos  sobrevivesse. Antes dessas mudanças, sete em cada dez crianças morriam  antes de atingir a idade reprodutiva, enquanto hoje cerca de 95% dos recém-nascidos nos países industrializados chegam à idade adulta.
Água doce

Fontes de água doce, das quais  a agricultura depende, estão se esgotando em todo o mundo. Esta crise de água só deve piorar como o aumento da  população . A água doce pode ser obtida a partir de água salgada por mei da  dessalinização. Por exemplo, Malta obtém  dois terços de sua água doce por dessalinização. Existem várias usinas de dessalinização a energia nuclear; No entanto, os altos custos de dessalinização, especialmente para os países pobres, tornam impraticáveis o transporte de grandes quantidades de água do mar dessalinizada para interiores de grandes países. O custo da dessalinização varia; Israel  dessaliniza  a água a um custo de 53 centavos por metro cúbico, Singapura em 49 centavos de dólar por metro cúbico. Nos Estados Unidos, o custo é de 81 centavos de dólar por metro cúbico. Outro problema potencial com a dessalinização é a subprodução  fisiológica  de solução salina , que pode ser uma das principais causas de poluição marinha, quando despejadas  volta nos oceanos a altas temperaturas. A maior usina de dessalinização do mundo é  a  Jebel Ali dessalinização nos Emirados Árabes Unidos, que pode produzir 300 milhões de metros cúbicos de água por ano, ou cerca de 2500 litros por segundo. A maior usina de dessalinização em os EUA  está em Tampa Bay, Florida, que começou dessalinizanddo 25 milhões de litros de água por dia em dezembro de 2007. No mundo inteiro, 13.080 unidades de dessalinização produzem ir mais de 12 bilhões de litros de água por dia, de acordo com a Associação Internacional de Dessalinização
Comida

Alguns cientistas argumentam que há comida suficiente para suportar a população mundial, mas os críticos contestam este argumento, especialmente se  se levar em conta a sustentabilidade .

Muitos países dependem fortemente de importações. Egito e Irã dependem de importações para 40% de seu abastecimento de grãos. Iêmen e Israel importam mais de 90%. E apenas 6 países - Argentina, Austrália, Canadá, França, Tailândia e EUA -  fornecem mais  de 90% das exportações de grãos. Nas últimas décadas, os EUA sozinhos eram responsáveis por  quase metade das exportações mundiais de grãos. Um relatório das Nações Unidas de 2011, aponta o crescimento da população  como "a principal força motriz por aumentos na demanda agrícola", mas "a maioria das avaliações  recentes estão cautelosamente otimistas sobre a capacidade de produção global de alimentos para atender à demanda para o futuro , se a taxa de crescimento da população continuar aumentando .As estimativas da FAO mais recentes apontam para um aumento  dramático  no número de pessoas subnutridas, chegando  a 1,102 bilhões em 2012.

Na África, se as tendências atuais de degradação do solo e crescimento populacional continuarem, o continente  só será  capaz de alimentar apenas 25% de sua população em 2025, segundo o Instituto UNU de Recursos Naturais da África, baseado em Ghana .Fome e desnutrição matam quase 6 milhões de crianças por ano, e mais pessoas estão desnutridas na África Subsariana nesta década do que na década de 1990, de acordo com um relatório divulgado pela Organização para Agricultura e Alimentação. Na África Subsaariana, o número de pessoas subnutridas cresceu para 203,5 milhões de pessoas em 20008-09  Em 2011, 46,4% das pessoas na África subsariana estavam vivendo em condições de extrema pobreza.I

A maior parte dos 3 bilhões de pessoas projetadas para ser acrescentadas em todo o mundo até meados do século ,nascerão em países que já sofrem de escassez de água e, mutas vezes, de alimentos. Uma das soluções seria retardar o crescimento populacional  o mais rápido possível , investindo fortemente em serviços de alfabetização e de planejamento familiar. A dessalinização também é considerado uma solução viável e eficaz para o problema da escassez de água e  para a irrigação em pequena escala.

Márcio de Almeida, professor de Ciências

 

Enquete

Um ano como prefeito, você considera o Crivella o pior prefeito que o Rio já teve, até agora?

SIM 610 93%
NÃO 43 7%

Total de votos: 653

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!