Cultivos transgênicos: Bons ou ruins para a natureza?


Uma das controvérsias que  têm causado mais  debates e   preocupações à ciência, são as  culturas geneticamente modificadas. São as  culturas GM uma benção para a conservação ou  um  grave perigo ?

Os defensores  das culturas GM, acreditam que os cultivos transgênicos são vitais para aumentar a produção agrícola (e em alguns casos, para reduzir o uso de pesticidas), permitindo-nos produzir mais alimentos com menos terra e poupar mais terras para a conservação da natureza. Os seguidores deste ponto de vista, muitas vezes veem a multidão anti-GM como irremediavelmente equivocada ou ingênua.
Do outro lado, estão  aqueles que vêem perigos potenciais em culturas geneticamente modificadas -  que podem superar os seus benefícios em alguns, se não em muitos casos. O termo "comida Frankenstein" por vezes tem sido aplicado a culturas GM, refletindo o temor de que esses alimentos geneticamente modificados podem ter um lado mais sombrio.
Uma cultura geneticamente modificada é produzida através da introdução de genes de outras espécies, que torna essas culturas mais resistentes a certas pragas  ( brocas, lagartas, fungos). No entanto, os organismos geneticamente modificados representam riscos potenciais, tais como a criação de pragas mais vigorosas,  poderiam prejudicar espécies não-alvo e perturbar as comunidades bióticas. Assim, o risco de fuga do transgene para plantas selvagens ou domésticos não pode ser ignorada. Antes de introduzir uma cultura GM, é vital  verificar se os seus genes podem ser transferidos para parentes silvestres via polinizadores.
Sim, precisamos de alimentar um mundo faminto. Mas os cultivos transgênicos não são uma panaceia. Temos que estudar cada um,  caso-a-caso, antes de decidir se os  seus benefícios superam os riscos.

The Bruzundangas Times com  Alert Conservation

 

Enquete

Você acha que Michel Temer é corrupto e que deve ser cassado?

Sim 490 96%
Não 21 4%

Total de votos: 511

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!