Cientistas descobrem bactéria que não evoluiu em mais de 2 bilhões de anos

Encravado dentro de rochas no fundo do mar ao largo da costa da Austrália Ocidental se esconde um organismo que não evoluiu em mais de 2 bilhões de anos,  dizem os cientistas .

A partir desta localização em alto-mar, uma equipe de pesquisadores coletaram bactérias fossilizadas de enxofre  de 1,8 bilhões de anos e compararam  com  bactérias que viveram na mesma região 2,3 bilhões anos atrás.

Ambos os conjuntos de micróbios eram indistinguíveis das bactérias sulfurosas modernos encontrados ao largo da costa do Chile. Mas será que os resultados contradizem a teoria da evolução de Darwin?

"Parece surpreendente que esta  vida não evoluiu  em  mais de 2 bilhões de anos - quase a metade da história da Terra", disse  o líder do estudo, J. William Schopf, paleobióloga da  UCLA, em um comunidado. "Dado que a evolução é um fato, esta falta de evolução precisa ser explicado." Teoria da evolução pela seleção natural de Darwin afirma que todas as espécies se desenvolvem a partir de alterações genéticas hereditárias, que tornam um indivíduo mais apto a sobreviver em seu ambiente e se reproduzir.

Então, como pode explicar a teoria de Darwin para estas bactérias aparentemente imutávis. É verdade, as bactérias do fundo do mar neste estudo não mudaram por eras, mas também não mudou  seu meio ambiente, disse Schopf. A teoria de Darwin  que os seres vivos evoluem desde que haja mudanças em seus ambiente, por isso a falta de evolução dos micróbios é consistente com a teoria, Schopf acrescentou.

Para comparar os fósseis, Schopf e seus colegas usaram um método conhecido como espectroscopia Raman para medir a composição e química das rochas. Em seguida, usando microscopia focal de varredura a laser, eles produziram imagens em 3D de fósseis e compararam  essas visualizações com as bactérias modernas. Os micróbios antigos pareciam idênticas às atuais, a equipe encontrou.

Fonte: The Lancet

 

 

Enquete

O ministro da Justiça disse que os comandantes de Batalhões da PM do Rio são cúmplices do crime organizado.Você

Concorda? 565 95%
Discorda? 28 5%

Total de votos: 593

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!