Brasil: 39 por cento é a média das perdas de água tratada. No Rio a Cedae desperdiça mais de 40% da água que produz.

No Brasil, perda de água é muito alta.




A crise de abastecimento de água que está passando a região Sudeste, principalmente o estado de São Paulo, é muito mais fruto da falta de planejamento, do desperdício, da degradação ambiental das Bacias Hidrográficas do que  da falta de chuvas.
Para se ter uma ideia do desperdício de água no Brasil, se transformássemos   o volume de água perdida em valor financeiro, ele estaria na casa  dos  R$ 8 bilhões  por ano
Diversos países têm utilizado a capacidade de seus pesquisadores para encontrar caminhos para a redução de perdas de água e inovar nas formas de reúso. Em Tóquio, no Japão, por exemplo, a perda média de distribuição de água de abastecimento está em torno de 7%. Outros países também têm conquistado indicadores positivos: em Mumbai, na Índia, perdem-se 12,5% e, em Chicago, nos Estados Unidos, o desperdício é da ordem de 2%. A realidade brasileira, porém, é bem diferente. De acordo com o Ministério das Cidades e com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, as perdas médias de distribuição de água de abastecimento beiram os 39%.



Para o coordenador do Laboratório de Química Ambiental da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Wilson de Figueiredo Jardim, a principal causa do elevado percentual de perda de água tratada no Brasil, isto é, a diferença entre o que sai das unidades de tratamento e o que chega às indústrias ou à casa do consumidor, é a má gestão. "Inclua nisso falta de investimento, falta de treinamento do pessoal e falta de manutenção", indica Jardim. Apesar disso, ele admite que, mesmo que timidamente, o governo tem procurado acompanhar as inovações que são apresentadas lá fora para melhorar o cenário interno. "No caso do abastecimento público, quem procura acompanhar as inovações são as produtoras ou concessionárias, que têm que atender à Portaria 2.914 do Ministério da Saúde", diz. Mas, para ele, esse acompanhamento poderia ser feito com maior frequência, "tendo em vista o dinamismo com que a ciência tem gerado dados sobre os efeitos da exposição humana e de animais aos compostos presentes no ambiente", analisa. "

Enquete

Você acha que Michel Temer é corrupto e que deve ser cassado?

Sim 490 96%
Não 21 4%

Total de votos: 511

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!