As duas maiores ameaças ambientais ao nosso planeta nos próximos 15 anos.

 

Quais são as duas maiores ameaças diretas ao nosso mundo natural? Pode-se debater esta questão sem parar, mas aqui estão mais ameaçadoras baseadas em dois acontecimentos recentes que são especialmente perigosos para o meio ambiente:

1) planos deslumbrantes do G20 para a expansão da infra-estrutura

Acredite ou não, os líderes dos países do G20 -  as 20 maiores economias do mundo - decidiram  durante a sua recente  cimeira global  em Brisbane, Austrália,  investir  a surpreendente soma  60 trilhões de dólares  em novos projetos de infra-estrutura até o  ano de 2030.

Esta soma incrível virá de uma variedade de fontes, como as parcerias público-privadas, fundos de pensão, a ajuda bilateral, e os principais bancos de desenvolvimento. Esta será a maior operação financeira da história humana - e os impactos ambientais  farão a Terra tremer .

Espera-se  aumentos maciços de construção de estradas, barragens hidrelétricas, projetos de mineração, gasodutos, e linhas de energia, em todo o planeta. Tais projetos vão atingir muitas das últimas  áreas virgens sobreviventes do mundo e levar a uma avalanche de novas pressões de desenvolvimento.

2) O aumento dos financiamentos de bancos de desenvolvimento chineses e brasileiros

Uma tendência igualmente alarmante é que a natureza do financiamento de infra-estrutura está mudando.

Grandes organismos de financiamentos, como o Banco Mundial , Africano, Asiático, e o banco Interamericano de Desenvolvimento - que, depois de muitos anos de críticas  têm trabalhado para desenvolver e implementar algumas salvaguardas ambientais - estão cada vez mais sendo suplantados pelos fortes e agressivos financiamentos dos bancos de desenvolvimento, principalmente  chinês  (AIIB) e em escala menor do (BNDES) Brasil .

Os bancos chineses e brasileiros estão financiando um enorme número de empreendimentos em todo o mundo, e, geralmente, colocam uma prioridade muito menor em preocupações ambientais do que muitos outros financiadores de infra-estrutura .

Os ambientalistas e os cientistas terão que redobrar os seus esforços para enfrentar os desafios colocados por estas duas  alarmantes tendências.

The Bruzundangas Times

Enquete

O ministro da Justiça disse que os comandantes de Batalhões da PM do Rio são cúmplices do crime organizado.Você

Concorda? 565 95%
Discorda? 28 5%

Total de votos: 593

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!