A boa e a má notícia sobre moratória da soja do Brasil

 

Um novo estudo mostrou que  a Moratória da Soja no Brasil  - uma promessa liderada pela indústria, de não desmatar a Floresta Amazônica para produção de soja - teve incríveis benefícios. Mas há também uma má notícia.Na Amazônia, a agricultura de soja foi uma grande assassina da floresta tropical.

Um estudo realizado por pesquisadores americanos e brasileiros, liderados por Holly Gibbs da Universidade Madison, Wisconsin e publicado na revista Science, descobriu que, antes do início da Moratória em 2006, cerca de 30% da soja plantada na Amazônia foi em área  da floresta tropical, isso gerou um enorme impacto sobre o bioma. O Brasil está preste a se tornar  o maior produtor de soja do mundo. Grande parte da soja do Brasil é exportada para a China e Europa.

Na verdade, o impacto da soja na Amazônia foi ainda maior do que Gibbs e colegas sugerem. Além da soja, grandes fazendas de gado estão se expandindo,  promovendo mais desmatamentos.

Mas, depois da moratória, o impacto sobre a Amazônia a partir da soja caiu drasticamente. Em 2014, menos do que 1% de soja foi cultivada na floresta , de acordo com Gibbs e colegas.

Enquanto isso, a moratória não se aplica ao Cerrado, um bioma rico em biodiversidade,  uma vasta mas ameaçada savana que é um 'hotspot' de biodiversidade global. Lá, a expansão da soja continua a ser um dos principais motores da perda de habitat.

Alguns no Brasil - especialmente defensores do poderoso lobby da soja -  argumentam que a Moratória da Soja deve ser abandonada, porque o governo do Brasil é suficientemente eficaz, dizem eles, para limitar a expansão da soja em áreas ambientalmente importantes.

Mas o estudo de Gibbs e colegas sugere exatamente o contrário. Eles encontraram evidências abundantes de desmatamento ilegal na Amazônia, em áreas como a Reserva Legal. Isto sugere que o governo sozinho não pode deter o desmatamento ilegal sem a ajuda de grandes indústrias e dos "proprietários" das terras, como os produtores de soja. Assim, ao invés de ser cancelada, a Moratória da Soja deve continuar em vigor e deve mesmo ser expandida  para incluir o Cerrado que também está  desaparecendo rapidamente.

The Bruzundangas Times/ Alert Conservation

 

 

Enquete

O ministro da Justiça disse que os comandantes de Batalhões da PM do Rio são cúmplices do crime organizado.Você

Concorda? 565 95%
Discorda? 28 5%

Total de votos: 593

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!